Tipo de Pisada

Tipo de Pisada

Muito se escuta sobre reclamações quando se está praticando exercícios como correr ou caminhar. Incômodos como dores nas costas, pernas, calosidades ou até mesmo sérias lesões, são facilmente vividos pelos praticantes. De primeira, o principal vilão apontado é o tênis, porém, o que poucos sabem é da importância de identificar o tipo de pisada de cada pessoa e a partir daí sim, escolher o tênis adequado anatomicamente. Assim, como afirma Alexandre Póvoa Barbosa, ortopedista e especialista nesse tipo de esporte: "Todo esporte precisa ser praticado com equipamento adequado. Na corrida não é diferente. Mas antes de escolher o modelo do tênis, o corredor precisa conhecer os diferentes tipos de pisada e saber qual é o seu."

Tipos de Pisada

Tipo de Pisada

Normalmente a pisada é identificada quando se avalia o desgaste de um solado de sapato. Porém, o que determinada um tipo de pisada vai muito mais além. Como tipos de pé, disposição dos joelhos, ângulo formado entre o joelho e o quadril, flexibilidade de articulações e equilíbrio muscular. Esse conjunto de fatores faz com que cada um apresente o seu determinado tipo de pisada. Confira os três tipos básicos:Neutra: As pessoas desse grupo podem se alegrar, por ser uma pisada mais equilibrada, sem forçar nem um dos lados, a neutra é a melhor. Calçados ideais são aqueles com amortecimento e estabilidade.Supinada: Comum nas pessoas com pé chato, esse tipo é uma pisada para dentro, forçando o dedão e o calcanhar. Poderá identificar um desgaste maior na parte de dentro da sola dos calçados. Os ideias são os com objetivo de controle do movimento.Pronada: Aqui a força se dá para o canto externo dos pés, maior potência no calcanhar. Calçados mais recomendados são os de aumento do amortecimento.

Tênis Ideal

Tipo de Pisada

Para se alinhar exatamente com cada tipo de pisada existe tênis adequado para cada uma delas. Como foi sugerido anteriormente confira os tipos:Controle do Movimento: Para oferecer maior estabilidade e suporte, esse tipo de tênis são mais rígidos e por isso mais duráveis. Mais indicado para quem tem o grau de pronação mais acentuado. O modelo Saucony Hurricane 3 atende a esse tipo de pisada.Estabilidade: Possui um solado semi curvo, o que permite uma maior estabilidade e amortecimento do impacto gerado pelo movimento pronoção. O modelo Nike LunarFly +3 atende a esse objetivo.Amortecimento: Com solado curso amorteci o contato com o solo característico dos supinadores. Corredores de pisada neutra também podem se satisfazer com esse tipo. O modelo ADIDAS Adizero Boston 3 e o modelo Olympikus Neutro 3 atendem a esse objetivo e pisadas. O importante é saber os limites e como aproveitar o melhor do treino físico favorito.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.